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BANCOS DE MUSCULAÇÃO; O COMPLEMENTO MAIS EFICAZ PARA TREINAR

Nas suas rotinas de musculação, um banco de musculação é o companheiro essencial para realizar um treino mais eficaz, diminuindo o risco de lesões e facilitando a execução dos mesmos. Ainda não tem um? Aqui ficam todas as informações de que necessita para escolher um banco de musculação

O QUE É QUE SÃO BANCOS DE MUSCULAÇÃO?

Os bancos de musculação ganharam uma reputação bem merecida entre as pessoas que praticam desporto devido à sua eficácia e porque permitem treinar diversas partes do corpo com uma variedade de exercícios. Estes bancos não podem faltar nos ginásios e nas casas têm vindo a ganhar cada vez mais espaço. O bom é que existem bancos de muitos tipos e tamanhos diferentes à escolha, dependendo do que quiser treinar.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE TREINAR COM UM BANCO DE MUSCULAÇÃO?

Se preferir treinar em casa em vez de no ginásio, seja por necessidade, obrigação ou gosto, é possível que muitas vezes lhe faltem algumas ferramentas para fortalecer todo o corpo. É sempre importante lembrar que uma boa sessão de musculação não se limita ao abdominais, braços ou glúteos. Existem muitas partes do corpo que por vezes são esquecidas e que precisam de ser treinadas para que todo o corpo seja equilibrado.

Um banco de musculação profissional tem a vantagem de sermuito completo precisamente por permitir exercitar todas as zonas do corpo. Além disso, são concebidos de modo que nenhuma parte do corpo sofra enquanto está a levantar pesos. São almofadados e concebidos para que possa apoiar corretamente as costas ou o tronco. Outros bancos são concebidos de forma a permitir que a atividade se concentre de forma muito direta no músculo específico que se pretende desenvolver.

PRINCIPAIS TIPOS DE BANCOS

Dependendo de quanto dinheiro pretende investir nesta compra, e de acordo com os exercícios que normalmente faz, existe uma grande variedade de bancos de musculação que pode comprar. Alguns dos modelos mais populares são:

  • Banco de lombares : Esta parte do corpo, que tende a acumular muita gordura, é uma parte negligenciada nas rotinas desportivas. Não é fácil exercitar a zona lombar sem alguma ajuda e é por isso que estes bancos se tornaram muito populares, uma vez que facilitam o treino. É possível deitarmo-nos de bruços, com a inclinação apropriada, e levantar o tronco para atacar a gordura lombar.
  • Banco de halteres inclinado (preacher curl) : É perfeito para exercitar os bíceps. O objetivo é ser capaz de centrar a atividade exclusivamente nesses músculos. A parte posterior do braço é apoiada neste banco, o que permite que o esforço feito pelos bíceps seja maior, para obter melhores resultados.
  • Banco olímpico: Podem ser planos ou inclinados e servem para fortalecer os braços de diversas maneiras. Normalmente, o exercício é realizado deitado de costas, levantando as barras de musculação previamente colocadas nos suportes. Permite exercitar os músculos superiores, dependendo da forma como o atleta movimenta os braços e posiciona os pesos. Além disso, proporciona-lhe uma base estável para apoiar as mãos caso queira realizar exercícios de pernas e de glúteos.
  • Bancos fixos: Podem ser horizontais ou inclinados. São utilizados para descansar o corpo, deitado de costas, e realizar o exercício. Os bancos horizontais são ótimos para todas as atividades relacionadas com os braços e peitorais. Os bancos reclinados são úteis para fazer abdominais, aumentando o esforço do corpo ao levantar e baixar o tronco, enquanto tem as costas apoiadas numa superfície almofadada. Pelo contrário, os bancos ajustáveis podem ser adaptados a várias necessidades.

O QUE É QUE SE DEVE TER EM CONTA NA HORA DE COMPRAR UM BANCO?

Além de escolher que função quer dar ao seu acessório, dependendo das partes do corpo que queira treinar, também deve ter em conta outras características ao comprar um banco. Por exemplo:

Enchimento:

O bom destes objetos é que ajudam a reduzir a tensão sobre o corpo durante o exercício, permitindo-lhe encostar-se a uma superfície almofadada. Certifique-se de que o enchimento não é demasiado duro nem demasiado mole.

Material:

Para que dure alguns anos, o tecido que cobre o enchimento deve ser de qualidade. Normalmente, são feitos de plástico que imita o couro. Se este for de boa qualidade e tiver um bom acabamento, evitará que se rasgue com facilidade.

Estabilidade:

As pernas devem ter bases de borracha fortes. Não só para evitar arranhar o chão da sua casa, mas também para que o banco seja estável e possa suportar o seu peso e movimentos sem deslizar.

Altura e comprimento:

Certifique-se de que o banco se adapta ao seu corpo, à sua altura e ao seu volume. Se for um banco ajustável, poderá adaptá-lo. No entanto, se for um banco fixo, deve certificar-se de que será confortável, caso contrário será muito difícil treinar.


Acrescentaria outro banco de musculação a esta lista? Estes são os seus grandes aliados para tonificar e muscular o seu corpo. Que partes do seu corpo é que considera serem essenciais para treinar com um destes acessórios? Gostaríamos muito que partilhasse algumas dicas e truques com as outras pessoas que nos leem.


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