Rolamentos para bicicleta: tire mais partido da sua bicicleta em casa

Existem tantas máquinas que foram criadas tendo os desportistas em mente que o mau tempo já não é uma desculpa para não se manter em forma. Uma dessas invenções é o rolamento para bicicleta. Se não o conhece, fique a saber que é um dispositivo que se adapta a uma bicicleta convencional (pode ser de montanha ou de estrada) para que esta não se mova e comece a funcionar como uma bicicleta de spinning.

Esta é uma facilidade que lhe permite praticar desporto em qualquer lugar e, além disso, de desfrutar das vantagens que uma bicicleta tem no uso exterior, especialmente se tiver uma de alta qualidade. Deve saber que, para escolher o rolamento para bicicleta a comprar, tem de analisar a oferta do mercado. Abaixo, poderá ficar a saber mais sobre estes importantes elementos para os aficionados do desporto de duas rodas.


QUE TIPOS DE ROLAMENTOS DE TREINO EM BICICLETA EXISTEM?

Com um rolamento para bicicleta poderá treinar em casa mesmo que neve ou que o sol queime o asfalto, existindo diferentes estilos de aparelhos disponíveis. Os mais populares são:

Rolamento inteligente

O seu nome provém do facto de estar ligado a outros dispositivos, através de tecnologia wi-fi ou bluetooth. É a última tendência nestes rolamentos para bicicleta, pois pode ser ligado a uma aplicação que lhe permite monitorizar a sua atividade. Questões como o ritmo cardíaco ou a potência em cada movimento são guardadas. Além disso, algumas destas aplicações permitem-lhe partilhar a sua atividade com outros amantes do mesmo desporto.

ROLAMENTO FLUIDO

Usa a força do atleta para gerar a resistência. Estes rolamentos para bicicleta funcionam com óleo e, por vezes, com água. As pás rodam com os movimentos do ciclista. Ao pedalar muito, será mais difícil mover esses pedais. Isto significa que este tipo de dispositivo não tem uma alavanca de regulação, mas que é o próprio ciclista que regula a resistência através da sua própria pedalada. Estas fazem muito pouco barulho.

ROLAMENTO MAGNÉTICO

Este é o sistema mais tradicional de rolamentos para bicicleta e também o menos dispendioso. Tem a forma de um cavalete triangular, tem um ventilador incorporado e funciona com um sistema de ímanes, que cria fricção na roda e gera resistência para que, ao pedalar, o exercício seja realizado. Esta resistência pode ser ajustada por meio de uma alavanca incorporada e está na roda traseira, enquanto a roda dianteira está equipada com um dispositivo chamado calço, que lhe permite pedalar.

O sistema magnético é reguladopor uma roda ou rosca com a mesma forma que as de fricção. A diferença é que em vez de ter um calço a apertar o volante, os ímanes aproximam-se da roda, mas nunca achegam a tocar. A vantagem é que este é um sistema completamente silencioso e sem desgaste.

TRANSMISSÃO DIRETA

São semelhantes aos rolamentos fluidos, mas a roda traseira não se encaixa por baixo do rolamento para bicicleta. Remove-se essa roda traseira e encaixa-se a corrente diretamente nesse dispositivo de ciclismo. Uma das suas vantagens é o facto de a roda traseira não sofrer nenhum tipo de desgaste. Este estilo é muito silencioso e a sensação que se tem ao pedalar é mais natural.

ROLAMENTO DE EQUILÍBRIO

Este estilo de rolamento de treino em bicicleta requer, como o seu nome sugere, muito mais equilíbrio; é mais divertido e mais desafiante do que todos os tipos descritos acima. Estes rolamentos giram na direção oposta à das rodas da bicicleta. Assim, a pessoa que pedala não avançará, pois este dispositivo impedi-la-á de o fazer. Pode pedalar-se à velocidade que se quiser e os especialistas concordam que, embora possa ser complicado no início, com um pouco de prática é fácil de utilizar.

PREÇO DOS ROLAMENTOS PARA BICICLETA

Os preços destes complementos, feitos para os entusiastas do ciclismo treinarem dentro de casa, variam muito, dependendo do tipo de equipamento que se quer escolher e do material do rolamento.

Obviamente, pedalar na sua sala de estar não é o mesmo que pedalar num sítio de que goste, sentindo o ar no rosto, mas os especialistas recomendam que se utilizem rolamentos para que possa treinar frequentemente e não perca a força das pernas.

Além disso, ao contrário das bicicletas estáticas ou de spinning, com os rolamentos para bicicleta, poderá treinar na sua própria bicicleta de estrada ou de montanha, o que é muito mais útil para o treino, visto que se adapta à já mencionada e tão necessária postura e força dos pedais e das suas diversas engrenagens.

Mais informações Fechar
Filtro

Rolos de Treino

por página
por página